O Espírito Santo tem 60 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até este sábado, 28. Um novo caso, que totalizaria 61, pertence a um paciente morador do Rio de Janeiro que possui empresa em solo capixaba e procurou serviço de saúde local.
Dos casos confirmados, 12 pacientes já estão curados, 42 estão em isolamento residencial e seis estão internados, sendo três em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Só ontem foram confirmados sete novos registros: três são de Vila Velha, dois de Vitória, um de Guarapari e um de Itapemirim. Outros 984 casos estão em investigação. Ao todo, são 1.566 casos suspeitos.
Na região noroeste capixaba, o Boletim Covid-19 deste sábado, 28, aponta casos suspeitos em Água Doce do Norte (2), Barra de São Francisco (3), Ecoporanga (1), Mantenópolis (1), Pancas (2) e Vila Pavão (1).
O Gabinete de Situação montado pela Prefeitura de Barra de São Francisco não reconhece os 3 casos apontados no Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). De acordo com o subsecretário de Saúde, Rafael Partelli, pode estar havendo uma diferença de tempo entre as informações da Sesa e do município por causa da quantidade de casos em análise no Laboratório Central.
Brasil – Um jovem de 26 anos morreu na noite deste sábado, 28, em São Paulo com coronavírus, segundo a assessoria de imprensa do Hospital Santa Cruz. Ele estava internado na unidade desde o dia 23 de março com problemas respiratórios.
Durante a tarde, o Ministério da Saúde informou que havia 84 mortes pelo novo coronavírus no Estado de São Paulo. Após o balanço, a morte de um aluno da USP, de 56 anos, também foi confirmada. Com esses dois novos casos, subiu para 86 o número de óbitos em SP. No Brasil, são 116 mortes.
No total, são 3.904 casos confirmados, com 2,8% de taxa de letalidade. São Paulo concentra 1.406 casos, e o Rio, 558. O balanço acrescentou 22 mortes e 487 casos confirmados ao total. No balanço anterior, da sexta-feira, 27, o Brasil tinha 92 mortes e 3.417 casos confirmados.
Das 22 mortes acrescentadas ao total no país neste sábado, o Estado de São Paulo teve 16 mortes. Mais dois mortos foram confirmados no Estado, mas ainda não contabilizados pela secretaria e pelo Ministério da Saúde: um aluno de 56 anos do curso de Química da USP e um jovem de 26 anos que morreu no Hospital Santa Cruz, na Vila Mariana, capital paulista. Com eles, já são 86 mortes em SP.
De acordo com o Ministério da Saúde, até as 15h, de ontem havia 569 pessoas internadas com confirmação para Covid-19 no país. Os números consideram as pessoas cujos resultados dos testes já foram apresentaram e testaram positivo. O número não considera casos suspeitos.
Este é o segundo maior aumento diário de casos confirmados no Brasil até agora. Na sexta-feira, foram 503 novos casos.
Durante seu pronunciamento na apresentação dos dados, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que não tem covid-19. Ele afirmou que faz o teste com frequência e até agora todos deram negativo. Na entrevista, o ministro ressaltou a necessidade de isolamento social. (Weber Andrade com G1 e Secom/ES)