A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes), publicou uma nota oficial hoje, 14, com apoio dos 60 sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras filiados, alertando para “as crescentes e proecupantes viralizações de notícias falsas” nas redes sociais, orientando os agricultores familiares a fazerem um cadastramento para ter o acesso ao auxílio emergencial de R$ 600,00 (previsto na Lei nº 13.982/2020).
“Queremos reforçar aos agricultores familiares que eles devem esperar pela votação do projeto na Câmara e alteração do aplicativo para fazerem o referido cadastro e terem acesso ao benefício”, diz a nota da Festaes.
A entidade explica ainda que o acesso imediato ao cadastro do jeito que está pode prejudicar os agricultores familiares quando solicitarem benefícios junto a Previdência Social, podendo ser desqualificados como Segurado Especial.
“Tão logo o PL seja aprovado e sancionado, e seja providenciado o ajuste na base de dados do cadastro do aplicativo (sendo incluído o termo Agricultura Familiar como mais uma opção de identificação no momento de fazer o cadastro), poderemos cadastrar as informações sem que prejudiquem a condição de segurado especial aos nossos agricultores e agricultoras familiares. No momento oportuno (concluída a votação do PL nº 873/2020) enviaremos novas orientações aos nossos agricultores e agricultoras familiares”, encerra a nota. (Weber Andrade)