São Mateus se torna Capital do Espírito Santo, a partir das 10h desta quarta-feira, 20, quando o País celebra no Dia Nacional da Consciência Negra. O ato é previsto pela lei estadual nº 8.790, de 2007 e faz parte da programação da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) para o Novembro Negro. Por outro lado, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa (Ales) também estará no município hoje, a partir das 18h30, em audiência pública para debater as prioridades da área. (Veja texto mais abaixo).
A solenidade de instalação do Governo do Estado em São Mateus tem início às 10h no Palácio Municipal, no centro de São Mateus, e contará com a participação da vice-governadora Jaqueline Moraes.
Na oportunidade, a Gerência de Igualdade Racial (Gepir) da SEDH promove uma roda de conversa com lideranças quilombolas às 13h30, e mais duas palestras: uma sobre “Estética e Moda Afro”, com a designer de moda Pandora Luz, às 14h30, e outra com o tema “Questões étnico-raciais nas Escolas Municipais”, com o militante do Movimento Negro, Samuel Pinheiro, às 16h. A programação também conta com apresentações culturais.
O evento acontece em parceria da Prefeitura Municipal de São Mateus e tem entrada franca.
Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra relembra, por meio de ações em todo Brasil, a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que representa a luta dos negros contra a escravidão na época da colonização do País (1530 – 1888). Inicialmente incluída em 2003 no calendário nacional, a data foi oficializada pela Lei 12.519 já no ano de 2011.
Em razão das celebrações pelo mês da Consciência Negra, que tiveram início no último dia 07 e seguem até 29 de novembro a SEDH preparou uma agenda especial.
Confira abaixo a programação do evento em São Mateus:
10h – Abertura da solenidade e composição da mesa com as autoridades presentes
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Palestra com o tema “Políticas públicas de enfrentamento ao racismo desenvolvidas pela Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Direitos Humanos”, com o gerente Alexsandro Lopes
14h – Debate
14h30 – Palestra com o tema “Estética e Moda Afro”, com Pandora Luz – Graduada em Design de Moda e Vestuário pela FAESA; artista têxtil com ênfase em Cultura Popular e Moda Afro; pesquisadora de Moda Ecologicamente Sustentável e Conceitual; pós-graduada em Educação Social e Promoção de Igualdade Racial na Escola, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo
16h – Palestra com o tema “Questões étnico-raciais nas Escolas Municipais”, com Samuel Pinheiro – Militante do Movimento Negro
17h – Apresentação de capoeira
17h30 – Apresentação do Jongo São Benedito, de Campo Grande
18h – Encerramento com Samba da Consciência, com o Grupo Audácia D+

Segurança Pública em debate
O município de São Mateus, também recebe, nesta quarta-feira, a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa (Ales) para audiência pública que debaterá os problemas e as prioridades para a área. O debate atende a pedido do presidente da Câmara de Vereadores de São Mateus, Jorge Luiz Recla de Jesus, e do vereador Jozail do Bombeiro.
A audiência pública será realizada no Auditório do Sesc/Centro de Atividades de São Mateus, a partir das 18h30. Este ano, esse debate já foi feito em 11 municípios.
Na relação de convidados estão, além da sociedade civil organizada, o prefeito de São Mateus, Daniel Santana Barbosa; os secretários estaduais de Segurança Pública e de Justiça, Antônio Roberto Cesário de Sá e Luiz Carlos de Carvalho Cruz, respectivamente; vereadores do município e de cidades do entorno.
Na lista de convidados também constam outras autoridades do Estado: o chefe da Polícia Civil, José Darcy Santos Arruda; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama; o procurador- Geral de Justiça, Eder Pontes Da Silva; o defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista; o presidente da OAB/ES, José Carlos Rizk Filho; o presidente da Comissão Especial de Segurança Pública da OAB, Henrique Geaquinto Herkenhoff; entre outros.
A Comissão de Segurança, presidida pelo deputado Danilo Bahiense (PSL) já realizou audiências públicas no decorrer deste ano em Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Vila Velha, Aracruz, Linhares, Fundão, Rio Novo do Sul, Guaçuí, Ecoporanga , Presidente Kennedy e Guarapari. (Weber Andrade com Secom/ES e Webales)