Militante do Movimento Cineclubista desde 2004, o jovem francisquense Luciano Guimarães de Freitas, está ocupando um cargo de destaque na área cultural brasileira, desde novembro do ano passado. Luciano, que hoje vive em Itapecerica da Serra (SP) é o atual secretário geral do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNCB).
Regionalmente ele continua como coordenador do Cineclube Eco Social que foi fundado em 2004 em Águia Branca, e do qual, originaram-se os cineclubes em vários municípios da região noroeste capixaba, como Vila Pavão, Alto Rio Novo, Mantenópolis, Nova Venécia, São Mateus e Linhares.
Hoje, 17, ele falou com a reportagem de ocontestado.com, sobre a situação de parte da sua família no distrito de Santa Luzia do Azul, em Água Doce do Norte, onde vários familiares contraíram a Covid-19. “Estou acompanhando tudo via mídia e redes sociais, é uma angústia acompanhar as coisas de longe, mas estou torcendo por todos”, disse ele.
Luciano disse que foi levado para o CNCB por outro francisquense ligado à cultura, Antônio Claudino de Jesus, irmão do oficial de Justiça Guda Euclides Fernandes e da professora aposentada Vera Fernandes.
O jovem já atuou como produtor cultural, realizador audiovisual, e orientador de Oficinas de Formação Cineclubista e de Produção Audiovisual. Dirigiu o filme “Vida, Saudosas Lembranças…” pelo Programa Revelando os Brasis V e possui dedicada contribuição para a difusão do cineclubismo no Espírito Santo.
Veja o filme de 2015
“A nossa formação social e cidadã, teve início ao acompanhar o trabalho de minha mãe, pedagoga e pós-graduada em Gestão Ambiental. Através dela, participamos da criação dos Parques Ecológicos “Sombra da Tarde” em Barra de São Francisco em 2000 e o “Recanto do Jacaré” em Águia Branca em 2002. Oportunizando-nos ricas experiências e aprendizados a partir da educação ambiental, a preservação do meio ambiente. Participamos inicialmente como observadores; e ao longo das ações, como, voluntários. Até atuar como Coordenador das Pesquisas de Campo do Plano de Manejo e como educador social em outras atividades”, descreve. (Weber Andrade)
Gratidão a este importante veiculo de comunicação pela matéria, faço votos de sucesso ao site e toda a sua equipe.
Importante salientar que precedem a este espaço aonde estamos ocupando, toda uma construção coletiva, além dos bons professores e mestres que tivemos que contribuiram para nosso senso critico e formação social.