A solução para a implantação de três novos loteamentos em Barra de São Francisco pode ser resolvida na semana que vem com a anuência do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/ES) para a construção da pista marginal na rodovia BR-381, que é mantida pelo estado. O impasse se arrasta desde o ano passado porque o DER exigiu que a prefeitura estendesse o perímetro urbano, através de lei, até a Pedreira Toledo, na entrada do córrego Miracema.
Como a administração municipal não se dispôs a fazer a mudança, os empresários Alair Costa, da Mobiliadora Universal e Maurício Toledo, da Toledo Mineração estão recorrendo ao deputado estadual Enivaldo dos Anjos para conseguir a liberação junto ao DER.
Em reunião esta semana, na sede do órgão, em Vitória, diferentes pontos foram discutidos e, entre eles, a anuência do DER/ES para o início das obras de construção de um novo loteamento às beiras da rodovia que liga Barra de São Francisco a Mantena (MG).
De acordo com os técnicos do DER/ES, a carta de anuência necessária para a construção pode ser liberada até a próxima semana, com a ajuda do deputado estadual, presente no encontro.
Os loteamentos da Universal, já estão sendo equipados com energia elétrica e as ruas já estão abertas, faltando agora a construção das redes de esgoto e pluvial e a pavimentação. O empresário Alair Costa deverá colocar à venda quase 200 lotes residenciais na região do bairro Nova Barra.
Já os empreendimentos do grupo Toledo prevêem mais de 700 lotes e imóveis, em dois loteamentos que ficam próximos da sede da Toledo Mineração, na entrada do córrego Miracema. (Weber Andrade com Gazeta do Norte)
