
(UOL/FOLHAPRESS) – A janela para a segunda etapa do Circuito Mundial de Surfe, em Margaret River, abre nesta quarta-feira à noite (horário de Brasília), e o palco traz uma lembrança especial para Gabriel Medina. Foi justamente na etapa australiana que o tricampeão mundial conquistou sua última vitória no CT, há três anos.
Desde então, o brasileiro bateu na trave algumas vezes, lidou com lesão e viu o Tour mudar – mas agora retorna ao local onde foi dominante pela última vez, em busca de um novo capítulo.
CAMINHO ATÉ O TÍTULO
Na campanha do título em Margaret River, Medina enfrentou seis adversários – e cinco deles seguem na elite mundial e estarão novamente na etapa nesta semana.
Na primeira bateria, ainda no formato antigo com três atletas, bateu o indonésio Rio Waida e o francês Maxime Huscenot, único que nesta quarta-feira (15) está fora do CT. Huscenot voltou a cruzar o caminho de Medina no Round de 32, onde foi novamente superado.
A partir das oitavas, só nomes de peso: passou pelo italiano Leonardo Fioravanti, depois por Filipe Toledo nas quartas, João Chianca na semifinal e, na grande decisão, derrotou o norte-americano Griffin Colapinto, atual vice-campeão mundial.
PERFORMANCE DOMINANTE
Foi justamente na decisão que Medina atingiu seu auge na etapa. Com notas 9,50 e 8,00, somou 17,50 de 20 possíveis e venceu com autoridade, contra 12,27 de Colapinto.
Uma atuação que reforçou uma de suas principais marcas: crescer em momentos decisivos.
VITÓRIA MUDOU O RUMO DA TEMPORADA
O título também teve impacto direto no seu momento. Até então, Medina acumulava quatro nonos lugares e, mesmo com a vitória, chegou apenas à sétima posição do ranking geral.
Com o título em Margaret River, ganhou fôlego na temporada, mas não o suficiente para chegar ao WSL Finals. Mesmo com um terceiro e um segundo lugar nas etapas finais, em J-Bay e Teahupoo, respectivamente, terminou o ano em sexto.
Naquele ano, Filipe Toledo liderou a temporada regular e confirmou o bicampeonato mundial em Trestles.
LESÃO, PÓDIO E O JEJUM
De lá para cá, Medina disputou 15 etapas do CT – cinco em 2023, nove em 2024 e uma em 2026.
Os melhores resultados vieram com um vice-campeonato em Teahupo’o, em 2023, além de cinco terceiros lugares, incluindo o mais recente, em Bells Beach.
O período também foi marcado por uma pausa importante: Medina ficou fora de toda a temporada de 2025 por causa de uma lesão no ombro, que exigiu cirurgia.
REENCONTRO COM MARGARET
Agora, o brasileiro retorna a Margaret River em alta após o pódio em Bells.
E o destino já preparou um reencontro logo na estreia: Medina enfrentará o mexicano Alan Cleland, o mesmo adversário da etapa anterior.
Três anos depois da última vitória, o cenário está montado, e Margaret River pode, mais uma vez, entrar para a história de Gabriel Medina.
Leia Também: Em jogo de sete gols, Bayern vira sobre o Real e avança na Champions








































































