
O Centro de Formação Familiar em Pedagogia de Alternância (CEFFA) Normília Cunha dos Santos realiza, nesta quinta-feira, 1º de dezembro, no prédio da antiga Câmara Municipal, no centro da cidade (perto da praça central) a sua 1ª Mostra de Arte, das 9h às 20h.
Alunos e alunas expõem obras produzidas sob orientação da professora de arte Elci Rodrigues Chaves, formada em Artes visuais e Pedagogia pela Unopar.
A professora Elci vem desenvolve esse trabalho com alunos do 6º ao 9º ano desde o primeiro trimestre de 2022, com aulas de pintura em tela. “Foram pintados quadros de diversas formas e às vezes, reproduzindo pinturas de artistas plásticos renomados, segundo a vontade dos alunos e, agora, fazemos essa exposição na antiga Câmara Municipal”, explica.
A aluna Clara Antônia Ribeiro Cabral, 14 anos, 9º ano, desenhou um quadro do prefeito Enivaldo dos Anjos e justificou: “o prefeito visitou a nossa escola e elogiou o trabalho desenvovido por nós, alunos, e como fiquei muito feliz com a visita, presto essa homenagem a ele.”
O professor Márcio Andrade, falecido em abril do ano passado vitima da Covid-19, foi homenagiado com um quadro pela aluna Maria Clara Fanti, do 9º ano.
O quadro Manacá, pintado por Tarsila do Amaral, em 1927 serviu de inspiração para trabalho da aluna Melina Sila Fernandes, 11 anos, 6º ano. Na interpretação da pintura, a aluna disse: “ao pintar o quadro Manacá, me senti muito leve pois acho as obras da Tarsila bonitas. Senti paz, alegria e muita paciência.”

CHUVA DE CORES
Gabriella da Silva Tavares
12 anos – 6° ano
“A princípio eu iria reproduzir um outro quadro, mas quando vi o quadro original resolvi
fazer a reprodução, pois o achei interessante, e hoje em exposição aqui na antiga
Câmara Municipal. A menina enfrenta uma tempestade sem medo, pois enxerga
a tempestade, a chuva, com alegria, uma chuva de cores”

FOLHAS COLORIDAS
Huriel Júlio Pereira Moronari
12 anos – 6º ano
“Sou sonhador. Acho bonito árvores cheias de folhas, esperando o tempo oportuno
para produzirem os seus frutos. Da janela da minha casa, no bairro Colina, fico
vendo a lua e sonho com um futuro melhor para mim e para a minha família”

IPÊ
Gabriela Gualhardo
12 anos – 6º ano
SECOM/PMBSF