Barra de São Francisco ganhou 335 habitantes desde o ano passado até julho deste ano, segundo dados do IBGE divulgados hoje, 28. A estimativa divulgada pela manhã era 210,1 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,79% ao ano, apresentando queda do crescimento quando comparado ao período 2017/2018, conforme a Projeção da População 2018.
No entanto, o medidor de aumento da população publicado pelo IBGE na internet, já apontava, às 15h45 desta quarta-feira, quase 210 milhões e 378 mil habitantes. A taxa estimada de crescimento é de uma nova vida a cada 20 segundos.
Na região noroeste capixaba* (veja tabela mais abaixo), sem considerar Nova Venécia, a população aumentou em 2.539 pessoas, passando de 189.885 habitantes em 2018 para 192.424 pessoas este ano. Dos 11 municípios pesquisados, apenas três tiveram redução de população.
O Espírito Santo, por sua vez, acaba atingir a marca de 4.018.650 habitantes, um aumento de 46 mil 262 habitantes em relação ano anterior.
O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,25 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,72 milhões de habitantes), Brasília (3,0 milhões) e Salvador (2,9 milhões). Juntos, os 17 municípios brasileiros com população superior a um milhão de pessoas somam 46,1 milhões de habitantes ou 21,9% da população do Brasil.
Serra da Saudade (MG) é o município brasileiro com a menor população, 781 habitantes, seguido de Borá (SP), com 837 habitantes, e Araguainha (MT), com 935 habitantes.
No ranking dos estados, os três mais populosos estão na região Sudeste, enquanto os cinco menos populosos estão na região Norte. O maior deles é São Paulo, com 45,9 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população do país. Roraima é o estado menos populoso, com 605,8 mil habitantes (0,3% da população total). Weber Andrade com Agências de Notícias IBGE/Sidra)
