As obras de remodelação da praça Senador Atílio Vivácqua, no centro de Barra de São Francisco, estão sendo tocadas em ritmo acelerado e devem ser concluídas até o final de novembro, ou até antes, pelo ritmo que está sendo imposto pela empreiteira, a pedido do prefeito Alencar Marim, que pretende entregar a obra, no mais tardar ainda este ano, logo após as eleições. (Veja fotos do projeto no final do texto).
Apesar de algumas empreiteiras terem paralisado obras de pavimentação no município, alegando escassez de cimento e ferragens, a subsecretária municipal de Obras, Renata Rianny Huguinim Sena, explicou que o mesmo não acontece com a empreiteira que está construindo a praça porque a mesma já havia adquirido quase todo o material necessário.
Hoje, 15, começaram a ser colocadas as estruturas metálicas na parte sul da praça, em frente à rua desembargador Danton Bastos. A estrutura de concreto também quase pronta, faltando apenas a área da miniquadra e academia de ginástica.
A próxima fase será a colocação do piso, todo em granito especial, de jazidas de Barra de São Francisco, como consta no projeto.
O prazo previsto de entrega da obra é de cinco meses. O edital previa gastos de até R$ 968 mil na obra, mas o contrato foi fechado em R$ 944.367,08 mil, com a Casa Transporte e Construtora Eireli-ME.
“É uma obra sonhada e reivindicada pela população há mais de uma década e os recursos para o pagamento estão garantidos, só dependem da medição do serviço realizado. Algumas pessoas estão dizendo que os recursos poderiam ser direcionados para outras áreas, como a Saúde, mas esse valor está na rubrica de investimentos, são recursos oriundos de royalties do petróleo e de economia feita pelo município e o apoio das empresas que exploram o granito em Barra de São Francisco”, destaca.
A nova praça preservará quase tudo o que já havia no projeto anterior, mas com um toque especial da principal matéria prima francisquense: o granito.
O local ganhará ainda uma novidade: a miniquadra para a prática de esportes com bola. Também foram contemplados os aposentados que gostam de jogar bisca na praça, as crianças, com um novo parquinho e os praticantes de exercícios físicos, que terão sua academia de ginástica renovada.
Marim observa que o novo projeto vai contemplar a prática de esportes e a reunião familiar, permitindo que a sociedade francisquense e os visitantes possam voltar a frequentar o local diariamente. (Weber Andrade)


