O Real Noroeste vai precisar de toda a força da sua torcida no próximo sábado, 13, para reverter mais uma situação adversa no Capixabão 2019. Em um jogo emocionante, com direito a um hat-trick do atacante Vitinho, os Merengues acabaram levando um gol no final do jogo e perdendo a partida de ida pra o Rio Branco (ES), na tarde de ontem, 6, no Estádio Kléber Andrade. Esta semana, tomou corpo um movimento que pretende trazer os jogos do Real para o estádio Joaquim Alves de Souza, em Barra de São Francisco. (Veja texto mais abaixo).
Na outra semifinal, O Estrela do Norte venceu o Vitória-ES, de virada, por 3 X 2, no estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim e está a um empate da final do campeonato. Luã Lúcio, Henrique e Thiago Rômulo fizeram os gols do triunfo dos donos da casa; Vitinho e Cássio balançaram as redes para o Alvianil.
No Kléber Andrade, o Rio Branco abriu o placar com Loco Abreu, de cabeça, aos 39 minutos do 1º tempo. Logo no começo do 2º tempo, Danilo Mariotto fez 2 X 0 Brancão. Aos 25, Vitinho marcou o seu primeiro no jogo. Mas logo após a saída de bola, Danilo Mariotto fez mais um para o Capa Preta. Depois disso, só deu Vitinho, que fez dois gols seguidos, aos 38 e aos 40 minutos. Mas na reta final de partida o zagueiro Petróleo marcou de cabeça o gol salvador, aos 46 minutos.
Para construir a vitória por 4 X 3, o Rio Branco passou por “maus bocados” durante a partida. No aquecimento, o goleiro Alan Faria sentiu uma lesão muscular e o reserva Diogo entrou em campo.
Com a vitória por 4 X 3, o Rio Branco tem a vantagem do empate no jogo de volta para chegar à decisão do Campeonato Capixaba 2019. Se houver uma vitória do Real Noroeste por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. E se os Merengues Capixabas vencerem por dois ou mais gols de diferença, avançam para a grande final.
Jogo de volta – O próximo duelo entre as duas equipes acontece no próximo final de semana, no sábado, às 15h30, no Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, mesmo horário do jogo de volta entre Vitória e Estrela do Norte, no estádio Salvador Costa. (Weber Andrade com Globo Esporte)

Estádio Joaquim Alves de Souza poderá
sediar os jogos do Real a partir de 2020
O estádio José Olímpio da Rocha, construído pelo empresário Flares Rocha perto de Águia Branca, para sediar o empreendimento esportivo de maior sucesso do noroeste capixaba nos últimos dez anos, poderá passar a ser utilizado apenas como Centro de Treinamento do Real Noroeste a partir do ano que vem. A ideia vem tomando corpo entre os torcedores do time, em sua maioria, moradores de Barra de São Francisco, que querem ver o Real mandando seus jogos no estádio municipal Joaquim Alves de Souza.
O torcedor João Firmino, por exemplo, acredita que se o Real passar a mandar seus jogos em Barra de São Francisco, conseguirá melhores rendas e poderá preservar melhor o estádio José Olímpio da Rocha, que tem uma excelente estrutura, mas já está precisando de reformas.
Outro que também apoia a ideia é o empresário Janildo Rocha, o Quarentinha, que vê na mudança uma “excelente decisão”, já que, a maioria dos torcedores do Real são de Barra de São Francisco, mas precisam se deslocar de carro para o estádio do time. “Aqui, com certeza, o time terá mais renda, mais público. Os gramados são muito parecidos”, opina.
Para o prefeito Alencar Marim, a mudança também seria “excelente” para a cidade. “Ainda não fomos procurados pela diretoria do Real Noroeste, mas a ideia tem todo o meu apoio. Só não pode ser este ano porque ainda existem algumas reformas em andamento no estádio municipal, mas assim que ficarem prontas e o Corpo de Bombeiros liberar o estádio, estaremos prontos para essa parceria”, afirma.
O coordenador de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Cultua, Lazer e Esportes (Semec), Osmar Possati também acha que a ideia é muito boa. “Só temos que terminar as reformas e aguardar a liberação dos Bombeiros. Creio que seria uma ótima parceria tanto para a cidade, quanto para o Real Noroeste.
Os médicos José Cipriano da Fonseca e Fernando Antônio Calvão Filho, também vêem a mudança com bons olhos. Moradores de Barra de São Francisco, eles estariam mais confortáveis para atender o time da região. “Acho que ajudaria o Real Noroeste a crescer ainda mais”, observa o médico Antônio Calvão.
O presidente do Real Noroeste, Flares Rocha, também já estaria ciente do desejo dos torcedores, mas aguarda o resultado do time no Capixabão deste ano. Se for campeão, o Real irá jogar a Série D do Brasileirão em 2020 e, então, poderá trazer os seus jogos para Barra de São Francisco. (Weber Andrade)