Desde o início do mês passado, a empresa Sinales, que presta serviços ao Detran/ES iniciou o projeto de revitalização da sinalização urbana horizontal e vertical em Barra de São Francisco e deverá concluir os serviços no final deste mês.
Durante esta semana, entre outros serviços, os funcionários da Sinales fizeram a revitalização de faixas de pedestres e margens das avenidas centais.
O serviço foi anunciado pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES), em outubro e contempla novos serviços de sinalização viária vertical e horizontal em 12 municípios capixabas, inclusive Alto Rio Novo, Barra de São Francisco e Vila Pavão na região noroeste do Estado. A Ordem de Serviço foi assinada pelo governador Renato Casagrande e pelo diretor geral do Detran/ES, Givaldo Vieira, durante cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória.
O investimento total é de R$ 3.089.802,96, com recursos provenientes de multas de trânsito, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A revitalização de faixas de pedestres, vagas de estacionamento e outros serviços nas cidades do noroeste capixaba foram reivindicadas ao governador Renato Casagrande pelo deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa (Ales), Enivaldo dos Anjos.
O prefeito Alencar Marim, que tem buscado parceria com o deputado e com o governador para trazer benefícios ao município, disse que a revitalização da sinalização de trânsito na cidade é de extrema importância e ajuda a disciplinar o trânsito e prevenir acidentes.
“Agradecemos ao deputado Enivaldo, que tem sido fundamental para trazer obras e serviços a Barra de São Francisco e região e ao governador Renato Casagrande, pela sua sensibilidade e disposição de ajudar as administrações municipais que passam por momentos difíceis, devido à falta de recursos federais”, elogiou Marim.

O governador Casagrande afirmou que o trabalho de educação no trânsito é cada dia mais importante. Ele lembrou que o Detran passa hoje por um processo de modernização com a incorporação de diversas novas tecnologias. “Queremos evitar fraudes, agilizando o atendimento e diminuindo o custo para o Estado. É o nosso investimento em tecnologia a favor do capixaba. Hoje assinamos a Ordem de Serviço para sinalização que é importante para humanizar o trânsito e orientar os nossos motoristas. Um acidente de trânsito deixa sequelas por anos e um custo alto para o Estado”, lembrou.
Givaldo Vieira salientou que a sinalização nos municípios é imprescindível para que as leis de trânsito sejam obedecidas pela população. “As nossas cidades passam por mudanças constantes no trânsito. Isso se deve tanto à circulação quanto pela deformidade de pavimentos, por enchentes, por crescimento do número de veículos e acidentes. Por isso, com o intuito de evitar infrações e proteger a vida das pessoas, sinalizamos e damos manutenção nas sedes e nos distritos, beneficiando também as áreas mais distantes, em diálogo com a sociedade, para oferecer vias mais seguras”, ressaltou.
O diretor geral do Detran/ES frisou ainda que a redução de acidentes nas cidades depende fundamentalmente da atitude de cada um no trânsito. “Todos temos responsabilidade para que o trânsito seja mais gentil, do pedestre ao condutor. Pensando em conscientizar os moradores dos 12 municípios sobre atitudes corretas nas vias e para orientar sobre as mudanças feitas, nossa equipe de Educação de Trânsito realizará, após o término dos serviços, abordagens educativas em cada uma das cidades”, acrescentou Givaldo Vieira.
Principais serviços – Dentre as intervenções relacionadas à sinalização horizontal estão a demarcação de faixa elevada para travessia de pedestres; faixa de travessia de pedestres; marca de delimitação e controle de estacionamento; demarcação de vaga para pessoa portadora de deficiência e para idoso; além de outros dispositivos.
Já a sinalização vertical, compreende o pórtico e semipórtico na chegada dos municípios; placa indicativa turística; placas de regulamentação, dentre outros, conforme projeto aprovado por cada município. (Weber Andrade com Secom/ES)