A água do rio Itaúna voltou a descer a barragem da Cesan na tarde deste domingo, após quase uma semana e acabou com a mortandade de peixes no leito do rio, no trajeto entre a represa da Cesan e a foz, na Rua Mineira. Neste segunda-feira, 23, pela manhã, ainda havia alguns urubus devorando restos de tilápias em partes do rio, mas já não se vê mais grandes quantidades de peixes mortos.
No rio São Francisco a água também está com aspecto melhor nesta manhã e já não se vê mais peixes morrendo, devido à ação da Secretaria Municipal de Serviços, que desobstruiu o leito do rio na altura da propriedade da família Tatagiba, no córrego da Penha, usando uma draga. Foi feita a retirada de todo o mato que estava represando a água, em poucas horas e rio voltou a ter um aspecto melhor na região dos bairros Campo Novo e Irmãos Fernandes, devolvendo aos peixes a condição de respirar, ainda que precariamente.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Renato Pinto Rosa, na tarde de ontem, 22, a barragem da fazenda Bianquini estava com boa vazão e a água voltou a passar cima da represa da Cesan, afastando o risco de falta de água imediata para consumo humano e reduzindo a mortandade de peixes. (Weber Andrade)
