A microrregião noroeste capixaba, no entorno de Barra de São Francisco, já tem 655 casos confirmados da Covid-19. Nos 11 municípios pesquisados pelo site ocontestado.com, foram registradas 25 mortes nesse período, e 355 (53,6%) pessoas curadas.
Mas, o mais intrigante é que o pacato município de São Gabriel da Palha, que no dia 10 de abril, ou seja, há 62 dias registrou o primeiro caso de covid-19, agora já está empatado com Barra de São Francisco.
O município, de cerca de 38 mil habitantes, teve como primeiro caso, uma gabrielense de 42 anos, que esteve no Rio de Janeiro e voltou contaminada. Já no dia 16 do mês passado, ou seja, há 20 dias, o município ainda tinha apenas 7 casos da doença.
No entanto, nos últimos dez dias, a Covid-19 se espalhou de tal forma em São Gabriel da Palha que o percentual de infectados já é maior do que na maioria das cidades do entorno, levando em conta a população de cada um.
Ontem, 12, São Gabriel da Palha já tinha 134 casos confirmados da doença, a mesma quantidade que Barra de São Francisco (134) e 17 a mais do que em Nova Venécia (117).
O recorte mais interessante é que há casos da doença em 24 localidades. O maior número de infectados está nos bairros Progresso e no Centro.
Panorama da região noroeste
Barra de São Francisco lidera o número de casos confirmados na região noroeste, onde 134 pessoas foram infectadas. Destas, 99 (73,88%) estão curadas e 6 morreram.
Nova Venécia é o terceiro município com mais casos confirmados de Covid-19 na região. São 117 casos e 4 óbitos. Do total de infectados, 21 já estão curados.
Pancas é o quarto município com mais casos no noroeste capixaba. São 86 pessoas infectadas e, destas, 67 estão curadas. O município também não tem registro de óbitos até o momento.
Ecoporanga vem logo abaixo de Pancas, com 81 casos confirmados e 48 curados. O município registrou 5 óbitos.
Água Doce do Norte, com 33 casos, é um dos municípios com mais contaminados em proporção populacional. O mais interessante no município é que a Sede tem apenas dois casos confirmados. Os distritos de Santo Agostinho (12 casos), Governador Lindenberg (6) e Vila Lenita (5) concentram os casos. São 2 óbitos registrados e 27 pessoas curadas.
São Domingos do Norte já tem 33 casos da Covid-19, 3 pessoas morreram e 5 estão curadas.
Águia Branca, um dos últimos municípios a registrar casos de Covid-19 na região. Dos 14 casos, 6 estão curados e 2 pessoas morreram.
Vila Pavão, outro município que demorou para registrar casos de Covid-19, já teve 9 pessoas infectadas. A boa notícia por lá é que das 9 já estão curadas e até o momento não houve mortes.
Mantenópolis, com 9 casos, não tem ainda nenhum índice de cura, Uma pessoa morreu com a doença.
Alto Rio Novo que já registrou 5 casos da doença. São 2 óbitos e nenhuma pessoa curada até agora. (Weber Andrade com G1 Espírito Santo e Secom/ES)