“A invenção de notícias com objetivo de recuperar audiência tem se tornado a especialidade de um site local que parece desesperado para retomar o espaço perdido nos últimos anos com a chegada de novos veículos de comunicação, mais responsáveis, a Barra de São Francisco”, disse hoje o empresário e secretário de Administração, Manoel Paulo de Oliveira Neto, o Paulinho da Ótica, que está consultando seus advogados para entrar com processo contra o dono do site, Veríssimo Amaral de Brito.
Na tarde de ontem o site, cujo dono acumula processos na justiça por vários motivos, publicou uma nota onde afirma que o empresário “pode ser condenado por violência doméstica contra a mulher”, dando entender que Paulinho teria tido algum desentendimento com sua companheira, Eliane Pires ou a teria agredido.
“Na verdade, ele requentou uma informação antiga, de um problema com a merendeira da Escola João Bastos, afastada do cargo por causa de denúncias de ações indevidas no trabalho. A funcionária esteve na minha sala para tirar satisfação e tentou me agredir, mas ficou comprovado por testemunhas que não houve agressão de minha parte e que só a segurei para não agredido”, conta o secretário.

(Veja mais sobre fake news no link https://ocontestado.com/fake-news-sobre-rodoviaria-desagrada-executivo-municipal/)
Especialista em fakes – O site ocontestado.com publicou recentemente matéria onde vários cidadãos reclamam das notícias “inventadas” pelo site, como a possível construção da rodoviária de Barra de São Francisco no local onde hoje funciona a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Cesan, mais conhecida como Pinicão, na saída do bairro Irmãos Fernandes.
“A matéria é mais uma invenção do site, uma vez que a mudança de local do Pinicão, embora prometida pela Cesan para breve, sequer tem data ou local definido. De acordo com o Plano Municipal de Saneamento Básico, a empresa tem até 13 anos para fazer a mudança do local e, na atual gestão, essa mudança é praticamente impossível, pois demandaria esforços concentrados da Cesan nesta empreitada”, afirma um funcionário da estatal que só admite a saída total do Pinicão no mandato de Alencar Marim caso o mesmo seja reeleito, ou seja, a partir de 2021.
De acordo com outras pessoas ouvidas pela nossa reportagem o site que publicou a matéria está voltando a publicar fake news diariamente na tentativa de recuperar a audiência perdida nos últimos anos para sites mais comprometidos com o jornalismo. “A prova disso é que o site foi desmentido pelo menos três vezes no curto espaço de um mês, nas únicas matérias que produz, já que mais de 90% das publicações do site são copiadas de concorrentes e portais estaduais ou nacionais”, afirma a fonte de ocontestado.com e cita como exemplos matérias publicadas sobre uma possível aliança entre o prefeito Alencar Marim e o policial Marcelo Firmino, logo rechaçada pelo grupo de Firmino e pelo próprio prefeito que afirma não ter tido nenhuma conversa neste sentido com o policial.
Outra fake news relacionada à eleição municipal, informava que o secretario estadual de Agricultura, Paulo Foletto, teria dito que o candidato a prefeito do governador Renato Casagrande em Barra de São Francisco seria indicado pelo deputado estadual Enivaldo dos Anjos e foi prontamente desmentida pelo próprio Foletto e pelo vice-presidente do PSB local, Dione do Posto.
“Pelo visto o dono do site, que acumula processos por publicações inverídicas não se deu conta de que a sua credibilidade na cidade hoje é abaixo de zero”, finaliza a fonte. (Weber Andrade)