“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”. Ao proferir essas palavras, enquanto descia do módulo aterrissado na superfície lunar em 20 de julho de 1969, o astronauta americano Neil Armstrong tornou-se o primeiro ser humano a caminhar sobre a Lua, seguido pelo astronauta Edwin “Buzz” Aldrin, seu companheiro de missão.
Em todo o mundo, cerca de um bilhão de pessoas assistiram à cena televisionada, testemunhando o que viria a ser uma das maiores conquistas tecnológicas de todos os tempos e um marco do progresso científico.
Em 2018, a Nasa já comemorou 60 anos de história. Este ano, a agência prevê mais uma série de eventos em homenagem à missão Apollo 11 – voo pioneiro com o comandante Neil Armstrong, o piloto Buzz Aldrin ao satélite da Terra e o tripulante Michael Collins, que pousou na lua pela primeira vez.

Este ano, a chegada do homem à Lua completa 50 anos e a corrida espacial retorna com força em três projetos de exploração do espaço. A novidade é que, agora, dois projetos são exclusivos da iniciativa privada, e apenas um da Agência Espacial Europeia.
Em junho deste ano, a SpaceX, do empresário Elon Musk, deverá fazer sua primeira missão tripulada para a Estação Espacial Internacional. O anúncio foi feito em agosto de 2018 pela presidente da empresa, Gwyne Shotwell.
A tripulação será composta pelos astronautas Bob Behnken, Doug Hurley, Victor Glover e Mike Hopkins, da agência espacial americana (Nasa). O primeiro voo de teste ocorrerá no dia 17 de janeiro para coleta de dados sobre o desempenho do foguete Falcon 9.
Em novembro de 2018, a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que o satélite “caçador de planetas” decolará no foguete Soyuz entre 15 de outubro e 14 de novembro deste ano.
O Cheops, nome escolhido para o satélite, irá observar estrelas solitárias e distantes em busca de novos planetas. Ele está atualmente na Espanha para a realização de testes finais. Um detalhe curioso: duas de suas placas que irão para o espaço têm milhares de desenhos feitos por crianças durante a fase escolar.
Assim como a SpaceX, a Boeing também tem uma parceria com a Nasa para testar sistemas de lançamento para a Estação Espacial Internacional. Os primeiros testes deverão ocorrer em março deste ano com a cápsula espacial CST-100 Starliner.
A ideia é enviar os astronautas Eric Boe e Chris Ferguson, veteranos na Nasa, e Nicole Mann, que irá fazer sua primeira viagem.
Tanto a SpaceX quanto a Boeing pretendem usar tecnologias completamente novas em pleno espaço sideral – e nenhuma das empresas está disposta a arriscar demais. Então, é possível que ocorram atrasos no cronograma. (Weber Andrade com G1)