Com 72,3 mil habitantes, dados do IBGE, Mantena (MG) e Barra de São Francisco já acumulam 4.966 mil casos e 136 mortes causadas pela Covid-19. Os dados constam dos boletins emitidos diariamente pelos dois municípios e mostra que a doença está avançando no mesmo compasso, nas duas cidades, que têm intensa convívio diário.
“Praticamente toda semana uma pessoa querida morre, aqui em Barra de São Francisco ou em Mantena este ano”, lamenta um empresário que tem comércio nas duas cidades e já foi contaminado pela Covid-19, mas não teve maiores complicações.
O fato de Barra de São Francisco ter sido apontado como o epicentro da nova cepa do coronavírus, a chamada cepa inglesa, ou B117, preocupa a população do município vizinho, que acredita que a variante do vírus esteja circulando por lá.
“Pelo tanto gente que vem sendo contaminada e o tanto de mortes nos últimos dias, com certeza, já temos essa variante por aqui”, analisa um mantenense que não quis ter seu nome divulgado.
Mantena, que tem, segundo o IBGE, 27.645 habitantes, acumulava 1.735 casos de Covid-19 e 40 mortes no dia 12 de fevereiro deste ano, segundo o boletim publicado pela Secretaria de Saúde do município mineiro.
Em 6 de janeiro, eram 1.493 casos e 32 óbitos, ou seja, em um mês, de janeiro para fevereiro, foram mais 242 casos e 8 mortes.
No entanto, de 12 fevereiro até ontem, 23 de março, foram registrados mais 435 casos e 10 mortes no município.
Só da semana passa até ontem, 23, foram mais 3 óbitos, o último deles de uma jovem de pouco mais de 30 anos, segundo um site da cidade. O óbito, no entanto, não consta do boletim de ontem, 23, que ainda aponta 49 óbitos.
Barra de São Francisco, por sua vez, cravou 2.796 casos da doença e 86 óbitos, desde o início da pandemia. O município capixaba tem 44.649 habitantes, segundo o IBGE e o índice de letalidade da doença está em 3% dos infectados.
Mantena apresenta um percentual maior de contaminados do que Barra de São Francisco, além do índice de letalidade também ser menor.
São 136 mortes 4.966 casos nas duas cidades, que somam cerca de 72 mil habitantes. Ou seja 0,15% da população das duas cidades morreu de Covid.
Proporcionalmente, Mantena teve mais infectados. São 2.170 casos confirmados, que correspondem a 7,85% da população, no entanto, os mineiros tem um índice de letalidade menor: São 50 mortos, o que dá 2,3% dos infectados”, observa o jornalista e geógrafo capixaba José Caldas da Costa.
No caso de Barra de São Francisco, o índice de letalidade está em 3,1% dos 2.796 infectados. No entanto, o município capixaba tem uma proporção menor (6,26%) de contaminados em relação ao total da população.
Em conversa com autoridades de Saúde de Barra de São Francisco, ficamos sabendo que a interatividade entre as duas cidades tem contribuído para o avanço da doença em ambas.
“Pelo que sabemos, as pessoas mais jovens, principalmente, costumam ir para de Barra de São Francisco para Mantena e vice-versa, para se divertir durante a noite sem respeitar os protocolos de segurança exigidos”, informa um médico conhecido em Barra de São Francisco. (Weber Andrade)