A Secretaria de Saúde de Nova Venécia fez um balanço e apresentou o resultado do primeiro mutirão da ação “Nova Venécia contra a dengue” realizado no bairro Iolanda, na última sexta-feira (09).
Foram recolhidos mais de 3,4 mil itens, entre potes plásticos, sacolas e outros recipientes, que poderiam servir de depósito de água, podendo se tornar criadouros de focos do mosquito Aedes aegypti. Além disso, durante a ação também foram encontrados 17 focos do mosquito, além do recolhimento de lixo comum e prestação de orientação em saúde aos moradores.
“É importante lembrar que a dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito infectado. Os criadouros, como recipientes com água parada, pneus, vasos de plantas e outros objetos que acumulam água, são locais ideais para a reprodução do mosquito. Ao eliminá-los, vocês estão reduzindo a chance de o mosquito se proliferar e, consequentemente, de haver casos de dengue na região”, disse a Secretaria Municipal de Saúde.
Além de eliminar os criadouros, é fundamental que a comunidade também se envolva em outras medidas preventivas, como o uso de repelentes, o descarte adequado do lixo e a limpeza regular de recipientes que possam acumular água. A conscientização e a participação de todos são essenciais para o sucesso das ações de combate à dengue.
A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com as secretarias de Obra e de Limpeza Pública.














































































