O Dia do Imigrante Pomerano é celebrado no dia 28 de junho, dia que marca a chegada das primeiras famílias imigrantes pomeranas a Vitória. Em virtude da data, a Assembleia Legislativa (Ales) realiza uma sessão solene nesta sexta-feira, 28, às 19h, no Plenário Dirceu Cardoso. O evento é uma iniciativa do deputado Adilson Espindula (PTB) e terá 29 homenageados entre cidadãos e instituições.
Nesta quarta-feira, 26, os descendentes de pomeranos foram homenageados pelo governador Renato Casagrande no Palácio Anchieta (veja no link https://ocontestado.com/solenidade-homenageou-os-160-anos-da-imigracao-pomerana/)
Serão entregues placas e certificados e também a Comenda Professor Hermann Berger, criada para homenagear pomeranos, seus descendentes e pessoas que se destacam no Espírito Santo pelo trabalho em favor da manutenção, preservação e difusão da cultura pomerana.
Apesar de terem chegado primeiramente a Vitória, os imigrantes eram direcionados à região serrana capixaba para ocupar os lotes coloniais. Eles fugiam do desemprego decorrente de mudanças políticas, sociais e econômicas que impactavam a Pomerânia. Essa região fazia parte da Prússia (território existente antes da unificação da Alemanha) e que hoje pertence à Polônia.
Atualmente, o município de Santa Maria de Jetibá é o que concentra a maioria de pomeranos no Espírito Santo. Conforme o Arquivo Público do Espírito Santo, 2.223 imigrantes entraram no estado entre 1859 e 1874. Eles também se dirigiram para Santa Leopoldina, Pancas, Laranja da Terra, Domingos Martins e Vila Pavão.
Os descendentes de imigrantes mantêm tradições até os dias atuais. O casamento pomerano (cuja festa dura três dias) com o ritual de quebra-louças é exemplo. Embora a Pomerânia não exista mais, o idioma ainda é falado pelos descendentes capixabas dos colonos, é conservado por meio da tradição familiar e pela rede de ensino.
Homenageados com a Comenda
Professor Hermann Berger
Angelino Zaager
Arno Stuhr
Erica Kempim
Erineu Foerste
Helmar Reinhard Rölke
Hilderson Jacob
Marcileide Stuhr
Sintia Bausen Küster
Vera Lucia Mayer Seibel
Wandér Weege
Instituições homenageadas com placas
Assoc. Albergue Martim Lutero
Assoc. Cultural Artística de Santa Maria (ACASM)
Assoc. Cultural e Recreativa de Belém (Acurbe)
Assoc. da Cultura Alemã e Germânica no Espírito Santo (ACAGES)
Assoc. Diacônica Luterana (ADL)
Assoc. Obra Acordai Capixaba
Assoc. Pomerana de Pancas (APOP)
Assoc. Pomerana de Vila Pavão (APOVIP)
Programa de Educação Escola Pomerana (Proepo) do Espírito Santo
Sociedade Musical Pomerisch Groutfrüün
Homenageados com certificados
Adelsomar Strellow
Ângela Maria Tressmann Erdmann
Hilda Braun
Ismael Tressmann
Jorge Kuster Jacob
Lilia Jonat Stein
Marineuza Plaster Waiandt
Nilton Capaz
Rubens Stuhr