
O município de Barra de São Francisco esteve representado no seminário “Acolher é Proteger”, realizado na última quinta-feira (28), na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), em Vitória. O evento reuniu magistrados, promotores, defensores públicos, gestores da assistência social e profissionais que atuam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com foco no fortalecimento das políticas de acolhimento familiar.

Representando o município francisquense participaram o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Pablo Silva Fernandes; a conselheira tutelar Sonia Maria Ribeiro; a coordenadora do CREAS, Vanessa Boone; a psicóloga do Abrigo Institucional, Mariana Rodrigues; e a consultora Ernanda Danusia.
A participação da equipe reforça o compromisso de Barra de São Francisco com o aprimoramento das políticas públicas voltadas à proteção integral da infância e da adolescência, além da busca constante por qualificação e atualização dos profissionais que atuam diretamente na rede socioassistencial do município.
Promovido pelo TJES, por meio da Supervisão das Varas da Infância e Juventude e da Escola da Magistratura do Espírito Santo (EMES), em parceria com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Defensoria Pública Estadual (DPES), Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e secretarias municipais de assistência social, o seminário debateu estratégias para fortalecer o acolhimento familiar e ampliar a proteção às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Durante a abertura, o supervisor das Varas da Infância e Juventude do TJES, desembargador Raphael Americano Câmara, destacou os avanços conquistados pelo Poder Judiciário na área, como a criação da 2ª Vara Especializada no Combate à Violência contra a Criança e a inauguração de novas salas de depoimento especial no Estado.
A programação foi dividida em três painéis temáticos. O primeiro abordou a implantação e a sustentabilidade dos programas de acolhimento familiar dentro do Sistema de Garantia de Direitos. O segundo discutiu os impactos do trauma na infância e a importância do acolhimento familiar como medida protetiva. Já o terceiro painel trouxe uma reflexão sobre a criação do Cadastro Nacional de Adoção e os desafios para garantir que crianças e adolescentes encontrem um lar definitivo.
Para os representantes de Barra de São Francisco, a participação no seminário proporcionou a troca de experiências e o acesso a conhecimentos fundamentais para fortalecer as ações desenvolvidas no município. O encontro também permitiu o diálogo com especialistas e instituições que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente em todo o Espírito Santo.
A presença da comitiva francisquense evidencia o empenho do município em manter uma rede de proteção cada vez mais preparada, integrada e comprometida com a garantia de direitos, o acolhimento humanizado e a construção de oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.











































































