Um ousado projeto de videovigilância pública deverá ser instalado em Barra de São Francisco em breve, com previsão de conclusão no segundo semestre do ano.
o projeto, que está em fase de conclusão, a cargo da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Gerência de Convênios e Projetos da Prefeitura, terá várias câmeras do tipo speed dome normalmente utilizada para monitorar grandes ambientes como shoppings, áreas comerciais e públicas.
O principal benefício dela é um zoom preciso e a direção que pode ser alterada remotamente, tanto para horizontal quanto para vertical, por meio de uma mesa com telas. Com essa mesa também é possível que os responsáveis pela segurança monitorem os diferentes ambientes.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Renato Pinto Rosa, o projeto deverá ser licitado em breve. “O prefeito Alencar Marim está preocupado em aumentar a segurança pública no centro da cidade, em locais de grande movimento comercial desde o início do seu mandato, mas ainda não o tinha feito por falta de recursos financeiros. Agora, com certeza, o projeto será implantado, contemplando, inclusive bairros mais distantes do centro, como o Nova Barra e outros”.
Ainda segundo Renato Pinto Rosa as câmeras serão interligadas ao sistema se segurança pública do 11º BPM por uma moderna rede de fibra ótica e permitirá o monitoramento 24 horas por dia de locais de grande movimento, como a praça Senador Atílio Vivácqua, proximidades das agências bancárias, entre outros locais.
O valor do investimento e a fonte dos recursos ainda não foi revelada, mas o secretário disse que o projeto está sendo concluído e o sistema deve ser implantado ainda este ano. (Weber Andrade)