Dezenas de pescadores se reuniram no último domingo, 4, no Pesque e Pague Fazenda Paraíso, para tentar ganhar prêmio pelo maior peixe pescado ou pela maior quantidade de peixes tirados da grande lagoa do local no 1º Campeonato de Pesca de Barra de São Francisco, promovido pela loja Agrospesca, com apoio do Restaurante da Cida e organização da médica veterinária Anne Veiga, coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (Sim), da Prefeitura de Barra de São Francisco. Um deles, o comerciante Gilmar, do Kilão do Gilmar, na Rua Mineira, disse que tentou, mas não conseguiu pescar muita cosia. “Tem peixe grande lá, mas eles estavam ariscos”, disse ele, relatando um pescador chegou a pegar um bagre africanos de mais de sete quilos, mas o tempo do torneio já havia vencido.
De acordo com a organizadora, Anne Veiga, o evento cumpriu o seu objetivo, que era reunir pessoas que gostam de pescaria e natureza num domingo de diversão. “O evento foi de muito sucesso, nos surpreendendo positivamente com a participação de pessoas da região e cidades vizinhas. Proporcionou um dia de lazer, aprendizado e de muito entrosamento para as famílias e participantes do campeonato. Agradecemos a todos que compareceram nesse evento de muita importância para a questão da pesca consciente, o convívio com a natureza e a preservação ambiental”, comemorou ela.
O desportista Paulo César Andrade, o Paulinho Caipora foi o mediador do evento e disse as espécies mais fisgadas foram a Tilápia e os Tambaquis. “os demais peixes não deram as caras, mesmo com os participantes utilizando dezenas de iscas diferentes. A ganhadora do grande prêmio maior foi a mãe do César da Vila Luciene, dona Anelina José dos Santos, com uma tilápia pesando acima de 1 quilo e, na categoria mais peixes pescados foi o William Carlos”, relatou Paulinho.
“Embora não fosse retirados muitos peixes, o fato de tantas pessoas estarem ali se divertindo valeu toda a expectativa. Creio que fomos pescadores de amizades naquelas horas juntos no evento. Eu pergunto: Não seria essa a receita para os males que afetam milhões de pessoas no mundo que é a solidão e a depressão? Valeu gente, valeu mesmo, vamos buscar fazer coisas como estas mais vezes, veremos que a vida é muito mais do que ficar de porta em porta de consultórios. Agradecimentos especial aos patrocinadores, que com suas parcerias tornam as coisas mais fáceis e realizáveis, a direção daquele espaço espetacular, não apenas para dias como ontem (domingo), porém para outros dias da semana. Um belo local para descanso e para os amantes de uma boa leitura e os amantes da pesca. Enfim, parabéns aos organizadores”, finalizou Paulinho. (Weber Andrade)