Ainda falta pelo menos um mês para a chegada do inverno, mas quem gosta de um friozinho já pode sentir o gosto de dormir com cobertores nas duas últimas noites, em Barra de São Francisco. Por causa das chuvas, amenas mas importantes, a noite esfriou bastante neste final de semana e a temperatura chegou aos 18º na madrugada.
Mas quem não ama o frio, também não precisa se preocupar tanto. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), afirma que é falsa a notícia de que teríamos o invenro mais frio dos últimos cem anos. “A maior probabilidade é que tenhamos um período neutro. Quanto à previsão de temperatura, elas devem estar dentro da normalidade em todo país, afirma Renata Tedeschi, do CPTEC.
Hoje, 20 e ontem, 19, o dia amanheceu com a cidade encoberta pela neblina (cerração), dando aquela sensação ainda maior de que já estamos no inverno. Na verdade, o mês de maio, geralmente, é de muito frio, desde o inicio, mas este ano o calor vinha tomando conta das madrugadas, até o final de semana passado.
O inverno começa, oficialmente no dia 21 de junho às 12h54 e termina em 23 de setembro de 2019, com o equinócio da primavera.
É a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.
As regiões sudeste e sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno, sendo que no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.
Solstício de Inverno – O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado para o Sol.
O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador.
Fake news – Podem ficar tranquilos, o texto que circula nas redes sociais afirmando que teremos o inverno mais frio dos últimos 100 anos é falso. Inclusive, ele é bem antigo e vem sendo usado desde 2016. Além disso, segundo Renata Tedeschi, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a maior probabilidade é que tenhamos um “período neutro”. “Quanto à previsão de temperatura, elas devem estar dentro da normalidade em todo país”.
(Weber Andrade com sites calendarr.com e feiquenews.com.br)
