A médica ginecologista e obstetra Laís Coimbra, é uma das profissionais que atendem na Clínica Mais Saúde, em Barra de São Francisco, que vem se destacando por oferecer uma gama de especialidades médicas que atende a praticamente todas as áreas. Ela, que atende todas as segundas-feiras na clínica, que fica próxima ao fórum, na rua Astrogildo Romão dos Anjos, concedeu entrevista ao site O Contestado, onde faz alguns alertas para as mamães e futuras mamães, além das mulheres em geral para o problema do câncer de mama.
O Contestado – A mulher que está em fase de gestação ou nutrição, tem que ter algum cuidado especial em relação ao câncer de mama?
Laís – Apenas pacientes que já tiveram o diagnóstico de câncer de mama ou sabidamente possuem o gene que aumentam em 50 a 85% a incidência (BRCA) da doença devem ter orientações prévias em relação ao risco de uma gestação.
O Contestado – O que a mulher deve fazer para conhecer suas mamas e perceber alterações suspeitas?
Laís – Orienta-se apalpar as mamas em pé e deitada, assim como observar ao espelho, no intuito de conhecer e assim perceber uma possível alteração.
O Contestado – A partir de que idade as mulheres devem começar a se preocupar com o câncer de mama?
Laís – A incidência aumenta nas mulheres a partir dos 40 anos. No entanto, aquelas que possuem história familiar devem iniciar os exames a partir dos 35 anos. O autoexame das mamas é indicado a todas as mulheres a partir de 35 anos.
O Contestado – A mulher que toma anticoncepcionais tem mais propensão ao câncer de mama ou outros tipos de câncer?
Laís – A relação entre o uso de anticoncepcionais e o câncer existe, porém ainda é controverso. Nos estudos a incidência aumenta a partir dos 40 anos e com uso do hormônio superior a 10 anos. (Weber Andrade)