Mais de 70% das mulheres com idades entre 50 e 69 anos não faz mamografia no Espírito Santo. Foi o que apontou uma Pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame é altamente recomendado para essa faixa etária, pois pode identificar o câncer de mama ainda em seu estágio inicial.
A estimativa do Inca é de que mais de 1,1 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Espírito Santo até o final de 2018. A doença é uma das que mais mata no país.
“Toda mulher precisa fazer também o autoexame. Fazer a mamografia não impede que ela faça também o autoexame em casa, e se encontrar alguma coisa, deve-se procurar um médico”, falou o oncologista Rodrigo Fraga Olivieri.
Em Colatina, 2.060 mulheres procuraram o Hospital e Maternidade São José para fazer a mamografia de janeiro até a primeira quinzena de outubro deste ano. O número é 27% maior que no mesmo período no ano passado.
“Se falando em câncer de mama, a prevenção é a chave do sucesso no tratamento por meio do diagnóstico precoce”, disse o oncologista. (Inca e G1)