O Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), teve início em Barra de São Francisco em 2006, pelo capitão Sandro, como descreve o site da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), mas, nos últimos anos, o símbolo do programa no município, para além do mascote Leão, pode facilmente ser definido como sub tenente Elizeu.
Ele, que tem se dedicado ao programa nos últimos anos, no entanto, está prestes a se aposentar. Na verdade, sua “reforma” já foi publicada esta semana e, nesta quinta-feira, 1º de agosto, ele será homenageado no 11º BPM e passará para a “reserva”.
Mas as crianças, adolescentes e pais que têm admiração pelo policial ainda têm possibilidade de ver o Elizeu orientando os seus filhos no caminho correto, ou seja, longe das drogas e da violência. É que o próprio Elizeu não está muito disposto a deixar a atividade educacional. “Estou indo para a reserva, mas já fiz o pedido de retorno voluntário. Quero continuar trabalhando no Proerd, nas escolas da região”, avisa.
Este ano ele e os outros instrutores do 11º BPM abriram o programa, em abril, com atendimento a nove escolas e cerca de 270 crianças do município que estão cursando a 5ª série do ensino fundamental. A previsão é de que a formatura dos alunos aconteça em setembro, com a presença do sub tenente Elizeu.
O Proerd é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares, devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido em um encontro semanal realizado em sala de aula, com duração média de quatro meses, em escolas de ensino público e privado.
Os conteúdos são desenvolvidos de forma lúdica e em grupos, voltados ao desenvolvimento das habilidades individuais para que crianças e adolescentes possam tomar decisões de forma consciente, segura, responsável e aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência.
Depois de 12 anos de existência em Barra de São Francisco, todas as escolas do município já foram atendidas pelo programa e, a intenção é que, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer (Semec), o mesmo tenha continuidade ainda por muitos anos, promovendo a formação do maior número possível de crianças e adolescentes. (Weber Andrade com informações do 11º BPM)
