A tempestade tropical “Iba”, que se aproxima da costa do Espírito Santo e da Bahia, está em alto-mar, na altura de Linhares, nesta segunda-feira, 25. A tempestade tropical é uma categoria antes do ciclone tropical, comumente chamado de furacão e já está causando sérios prejuízos no povoado de Nova Barra, em São Mateus, onde várias casas já foram destruídas pela força das águas do mar (veja texto mais abaixo).
Às 9h desta segunda-feira, os ventos provocados estavam a 83 km por hora. A previsão era de atingir a costa nas próximas 12 horas. Os efeitos da tempestade poderão ser sentidos até a quarta-feira, 27.
“São esperados ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 87 km por hora (47 nós) em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km por hora (33 nós) junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone”, diz o alerta da Marinha.
As ondas podem chegar a 5 metros de altura no alto mar e a ressaca pode atingir também as cidades de Vitória, no Espírito Santo, e Caravelas, na Bahia, com ondas de até 2,5 metros.
BARRA NOVA – Os moradores de Barra Nova, em São Mateus, estão preocupados com o avanço do mar e a erosão provocada pela força da água. Casas já foram derrubadas. A Defesa Civil orientou que eles deixem as casas e procurem abrigos e casas de amigos. A prefeitura está abrindo uma nova boca de barra no rio para escoar água.
Uma moradora da localidade filmou o momento que uma construção é levada pelo mar. Segundo relato dos moradores, a maré começou a avançar sobre as casas no início da última semana e não parou mais.
Com a notícia da erosão na praia, a pescadora Célia Mara Bastos, que mora na Bahia, foi ao local verificar a situação do terreno do filho. Ele comprou o terreno como um investimento. A cerca que delimita o lote, já foi levada pela água.
“Nós tínhamos uma pousada ali. É um desastre acontecer isso porque esse terreno aqui foi o pensamento de um investimento”, lamentou Célia.
Morador do local há 11 anos, o pescador Valdemir Bonomo diz que nunca viu o mar avançar dessa maneira.
“O povo está até assustado com isso aí. O povo está com medo do mar romper com esse rio para chegar no outro. Se criar ondas grandes nesse rio, pode até acabar com Barra Nova”, alertou o pescador.
O Corpo de Bombeiros fez, na última semana, o trabalho de retirar as árvores que correm risco de cair. “Durante a semana houve uma erosão muito grande e as árvores que a gente acha que corre risco de cair, ou a que a gente viu que estão comprometidas, a gente está tirando para evitar algum tipo de dano nas residências vizinhas aqui”, explicou o aspirante Fernando.
A Prefeitura de São Mateus informou já está tomando providências para resolver a situação. A secretária de Meio Ambiente, Christiani Rampinelli, explica que o fenômeno é natural.
“Já tem maquinário no local e abrindo uma nova boca de barra para impedir que a água avance sobre as casas de ribeirinhos”, informou Christiani. (Weber Andrade com G1 Espírito Santo)
