O conjunto semafórico instalado na avenida Jones dos Santos Neves, na altura da Rua Mineira, está passando por novas modificações para facilitar o fluxo de veículos na região. O gerente do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Adilson Melos, disse ao site Voz da Barra que o tempo dos sinais foi modificado e também foi adotada uma terceira fase, de modo que conversões à direita e esquerda da avenida Jones dos Santos Neves possam ser feitas por que sai ou vai para o Loteamento Carabina.
“O sinal da avenida Jones dos Santos Neves, agora, tem um tempo de 1m20s para quem está circulando na mesma. Mas agora haverá um tempo de 20 segundos com avenida fechada para quem sai da rua da feira em direção ao Loteamento Carabina e 20 segundos para que sai do Carabina”, explica.
Além dessas mudanças no tempo semáforo, a melhoria no fluxo do trânsito também passa pela redução do canteiro central da avenida Jones dos Santos Neves, no cruzamento com a avenida Prefeito Antônio Valle e mudança na faixa de pedestre próxima aos semáforos.
“A faixa de pedestre estava mal posicionada, alguns metros depois do sinal na avenida e, quando este abria, os veículos precisavam parar logo depois para dar passagem aos pedestres. Agora, a faixa vai ficar embaixo do sinal, evitando esse problema”, explica Melos.
Comércio apoia – “Foi a melhor coisa que a prefeitura já fez nos últimos 20 anos nesta região. Aqui tinha acidente quase todo dia, pessoas idosas atropeladas, muita dificuldade para as pessoas atravessarem a rua e confusão entre os veículos pois quem vinha pela Jones dos Santos Neves nunca dava a vez para quem precisa cruzar a avenida”, definiu um comerciante da Rua Mineira sobre o último conjunto semafórico instalado na cidade. Ele disse ao site Voz da Barra que possui estatísticas do índice de acidentes no local e que foram mas de 700 ao longo dos últimos cinco anos, com vítimas fatais e muitos feridos.
Outro comerciante, proprietário de um bar em frente ao ponto de ônibus também elogiou a implantação do conjunto e disse que está muito satisfeito com os semáforos no local. “Tem vereador que parece que não tem o que fazer”, disse criticando a matéria veiculada em site sensacionalista que afirmava que os comerciantes locais queriam a retirada do equipamento.

O prefeito Alencar Marim explicou que os semáforos foram instalados naquela região devido ao grande número de acidentes que vinham ocorrendo no cruzamento da rua Capitão Tatagiba com a avenida Jones dos Santos Neves. “Ruim com o semáforo, pior sem ele. Toda mudança, no início incomoda e depois de posta em prática podemos ter que fazer ajustes”, disse o prefeito.
Já o gerente do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Adilson Melos, informou que a instalação dos semáforos não foi feita de forma precipitada e sem ouvir os comerciantes. “Na verdade, havia um apelo da sociedade para que o trânsito no local fosse disciplinado porque havia ali muitos acidentes tanto entre veículos quanto atropelamentos de pessoas. Temos informações dos comerciantes locais dizendo que foram mais de 700 acidentes na área, muitos com vítimas fatais”. (Weber Andrade)