A pedagoga Irene Simões Fonseca, recebeu, na noite de ontem, 20, dezenas de amigas e amigos, principalmente do setor educacional, para o lançamento do seu livro-documentário sobre a Matriz de São Francisco de Assis.
O evento aconteceu à noite no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semec), no antigo Colégio Santa Teresinha.
O livro marca os 50 anos da inauguração da Matriz de São Francisco de Assis, construída na gestão dos padres Alfredo, Daniel e Fernando. Este também é o 69º aniversário da implantação da Paróquia de São Francisco de Assis, que foi instalada em 15 de novembro de 1955 pelo então bispo da Diocese de Vitória, Dom José Joaquim Gonçalves.
“É um pedaço do meu coração para vocês levarem. Não é um livro técnico, é emocional”, definiu ela, na apresentação do livro. (Veja vídeo).
Há controvérsias sobre a construção da matriz, mas uma coisa é certa: Toda a comunidade católica francisquense deu sua contribuição para a obra, seja com trabalho, seja com recursos financeiros.
O contador Clevelande Nicácio de Souza, já falecido, costumava dizer que, logo nos primeiros anos de juventude, foi contador da obra, junto com sua esposa. Clevelande acabou se convertendo à Igreja Assembleia de Deus, poucos anos antes de sua morte, ocorrida este ano.
Já o professor e ex-diretor aposentado Adão Simões, pai de Irena Simões, afirma que também fez o mesmo trabalho, junto com a esposa. “Eu participei ativamente da construção, mas já não me lembro muito bem de todas as histórias, minha filha Irene é quem guardou as anotações, fotos e documentos da época”, relata Adão Simões. (Weber Andrade)

Parabéns Irene, pela iniciativa de preservar memória MT importante da cidade.
Um ótimo livro para pesquisar….